Respira bem?

27-03-2025

Respira bem?

Faz a inspiração e expiração corretamente? 

Faz exercício físico?

O que a respiração tem a ver com o Auto-Coaching ou no Desenvolvimento Pessoal? Se calhar nada ou tudo, pois o identificarmos e tomarmos consciência de algo que não fazemos da melhor forma e querermos melhorar, aí já está a entrar o Auto-Conhecimento e o Auto-Coaching, pois enquanto o Auto se refere ao próprio individuo, o Coaching ajuda-nos no processo de mudança e a reconhecer o que está menos bem e ajuda no processo de melhoria continua, com planeamento estabelecendo metas intermédias e controlo dos passos até chegarmos ao objetivo final pretendido.

Respirar bem é fundamental para podermos oxigenar todo o nosso corpo, pois todas as células necessitam de oxigénio para efetuar as suas funções. Só o cérebro consome cerca de 20 a 25% do oxigénio inalado. Sabendo que é o cérebro o responsável por todas as ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo, respirar bem é útil.

Respirar é algo que fazemos de forma inconsciente e, muitas vezes, quem é saudável nem se apercebe se respira bem ou não. Não vemos o ar e, basicamente, não lhe damos importância, pois ele está sempre disponível. Devemos ter o cuidado de criar momentos para respirar consciente e corretamente e procurar respirar ar puro, com o mínimo de poluição possível.

Respirar corretamente é fácil e deveria ser natural, se tem alguma dificuldade ou se pretende aprender a controlar melhor a respiração, pode optar pela meditação, yoga ou pilates, entre outros exercícios, que promovem a respiração adequada.

Respirar corretamente. o exercício físico, a meditação/relaxamento, tem no minino, os seguintes efeitos:

  • Promove a melhoria da capacidade respiratória e ajuda na oxigenação do corpo.

  • Ajuda no processo de diminuição de substancias produzidas pelo stress, ansiedade e medos (como o cortisol, que em excesso, persistente e permanente no organismo aumentam a irritabilidade, leva à dificuldade em dormir, ao isolamento, a pressão arterial elevada, influencia o envelhecimento, pode levar à fadiga crónica, ao burnout, etc etc).

  • Ajuda na libertação de endorfinas, conhecidas como "hormonas da felicidade" que estimulam o bom humor e ajudam a diminuir a ansiedade.

  • Aumenta o número de mitocôndrias das células promovendo o aumento da energia vital e do rejuvenescimento.

Não dá para fazer exercício em casa, não tenho máquinas, o espaço não é muito, não tenho tempo... tudo serve de desculpa para nada fazer... mas há exercícios que qualquer pessoa pode fazer em qualquer lugar e em pouco ou muito tempo, é só querer.

Por muito simples que possa parecer é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada. Por outro lado, se são simples incorpore dificuldade acrescentando elásticos, pesos (não tem alteres em casa? sirva-se de um pacote de arroz ou qualquer outra coisa). Mesmo os mais simples fazem diferença. Ficam aqui alguns exemplos:

Exercite-se... respire bem...

Ser em movimento, equilíbrio e harmonia...


https://www.instagram.com/licinialeitaoll/